SEO
A importância da sua empresa aparecer no Google
Entenda as técnicas de SEO e ranqueie nos mecanismos de busca.
SEO – técnica ou estratégia?
A facilidade de buscar informação está na palma da sua mão – basta usar o celular.
No passado, você ia para a biblioteca pesquisar; hoje, o smartphone é nosso braço direito e nossa cabeça.
Se você quer saber sobre um tênis, uma bicicleta, um passeio, onde fica uma rua, uma imagem ou se inspirar . . .
. . . o que você faz?
Se respondeu que procura no Google, você está junto com mais de 90% da população mundial.
Isso mesmo! No mundo todo, a plataforma já se tornou sinônimo de dicionário.
Mas como os buscadores têm todas as respostas?
Os buscadores organizam e ranqueiam as melhores respostas nas primeiras posições e, por isso você precisa do SEO bem estruturado.
Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca – SEO.
É uma associação de técnicas e estratégias para aperfeiçoar sites, blogs e páginas da web, com o intuito de conseguir posição de destaque nas plataformas de busca.
E tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem você investir em anúncios.
A todo instante, milhões de pesquisas são feitas no mundo todo – seja para solucionar as dúvidas do dia a dia ou para planejar a próxima viagem.
Menos de 1% das pessoas olham a segunda página dos resultados e 30% dos cliques ficam para os 3 primeiros links orgânicos.
SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital e, bem planejado, leva sua empresa para a primeira página, você se torna autoridade no assunto, seu site/blog recebe mais visitas e as chances de conversão crescem.
Saiba como otimizar seu blog, melhorar o relacionamento com outros sites, tornar agradável a experiência de busca e navegação dos usuários e sem investir em mídia
Toda pesquisa é uma oportunidade para a sua empresa oferecer a melhor resposta e você ter mais chances de visibilidade e cliques.
Mas antes . . .
Prove para o Google que você tem a melhor resposta que o consumidor procura e merece estar no topo da SERP - Search Engine Results Page – as páginas de resultados dos mecanismos de busca.
Hora de começar a entender como você vai chegar ao topo do Google!
A página de resultados dos motores de busca (SERP) nada mais é do que o resultado apresentado pelos buscadores quando o internauta digita uma palavra ou um termo na caixa de pesquisa e aperta Enter.
Como se fosse mágica, surgem as informações e links relacionados ao que foi procurado.
Simples assim.
Peraí!
Mas não é totalmente simples.
Você precisa de um processo bem estruturado, estratégias de Inbound Marketing bem traçadas e investir em Marketing de Conteúdo para ter oportunidade de se destacar nos resultados.
SERP e a sua importância para as práticas de SEO
São os algoritmos do Google que indicam a ordem em que os conteúdos são apresentados.
Em constante atualização e melhoria, eles não são divulgados, mas são os responsáveis pelo labirinto a ser percorrido pelas empresas que pretendem dominar as primeiras posições nos resultados.
Os resultados orgânicos chegam com as boas estratégias de SEO aliadas ao Marketing de Conteúdo.
Estratégias de SEO para você adotar ao pensar em SERP
✅ Otimização das URL’s - códigos incompreensíveis ou endereços muito longos são ruins para o internauta e para os buscadores compreenderem o conteúdo;
✅ Estratégia de palavras-chave e seu uso nos conteúdos do site;
✅ Adaptar o conteúdo e o site para os diferentes tipos de dispositivos, tornando a leitura agradável e prática;
✅ Estratégias de link Building – torna seu conteúdo mais relevante para os algoritmos do Google.
✅ Torne seu conteúdo escaneável, use palavra-chave, tópicos e intertítulos para facilitar a leitura e melhorar a experiência de quem está pesquisando no seu site.
Você sabe como funcionam os motores de busca?
Os consumidores vindos dos resultados de busca são os melhores leads e os que mais convertem em vendas.
Um estudo feito pela Web Estratégica, em parceria com a SEMrush, analisou a forma como os brasileiros compram online e demonstrou que 52,5% das visitas nos maiores e-commerces brasileiros acontecem via tráfego direto.
Também comprovou que a segunda maior fonte de tráfego são as visitas orgânicas e 98% delas são provenientes do Google.
Para o consumidor ficar satisfeito com o resultado da busca, vários fatores são analisados, mas existem 3 etapas que envolvem a pesquisa:
Rastreamento
Nessa fase, com algoritmos rápidos e inteligentes, o motor de busca é acionado e os robôs do Google separam as páginas para enviar.
O Google visita as páginas e os algoritmos avaliam os links, para só depois incluir na lista de rastreamento.
São definidas a priorização das páginas e a frequência de indexação dos conteúdos.
Indexação
São os robôs que fazem a varredura de códigos, entendem as páginas, clicam nos links e analisam: qualidade do conteúdo, uso de palavra-chave, datas de publicação e atualização.
Eles levam as informações para os servidores da plataforma, a indexação é processada e incluída nos índices.
Nessa etapa ocorre a acontece a inclusão das páginas rastreadas, exclusão de conteúdos duplicados e o entendimento do Google para as palavras-chave mais importantes de cada conteúdo.
Ranqueamento
O algoritmo identifica tudo e coloca em ordem os sites que mais preenchem os requisitos da pesquisa e melhor respondem às dúvidas.
Essa etapa é a única que o cliente vê e o ranqueamento indica a ordem das páginas, a cada pesquisa, de acordo com cada palavra-chave e com resultado personalizado.
É aqui que aparecem os resultados das técnicas e estratégias de SEO.
Em maio desse ano, última atualização do algoritmo do Google, a plataforma deixou claro a importância da experiência do consumidor, e destacou 3 pontos principais:
- velocidade de carregamento,
- interatividade e
- estabilidade visual.
Agora você vai saber quais são os fatores de ranqueamento para chegar ao topo do Google!
Atualizações constantes e diversos outros fatores não revelados, influenciam a maneira como o ranqueamento acontece.
Mas quem trabalha com SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing deve estar atento a esses pontos:
✅ Autoridade de domínio - métrica desenvolvida pela Moz e indica o posicionamento da sua página no Google e ajuda na hora de avaliar o blog concorrente.
A pontuação vai de um a 100, e quanto maior, mais chances de chegar às primeiras posições.
✅ Backlinks – de qualidade e parcerias com sites que têm bom posicionamento – melhoram a sua autoridade de domínio.
✅Uso da palavra-chave – são essenciais e precisam estar nos subtítulos, imagens, na URL e no conteúdo que é publicado.
✅ URL amigável - é o endereço do seu site e ajuda na experiência do usuário.
Uniform Resource Locator – a URL – deve dar uma ideia do que o leitor vai encontrar.
✅ Escaneabilidade – facilitar a leitura e torná-la agradável.
Use títulos e subtítulos, marcadores, negrito, parágrafos e frases curtas para que o leitor possa identificar mais facilmente os pontos mais importantes para ele.
✅ Link Building ou links – uma das bases do SEO.
A quantidade de links é ponto pra ranquear, mas eles têm que ser confiáveis, não estarem quebrados, conectar com outros sites e estar linkado com assunto relacionado.
✅ Backlinks - links de outros sites que apontam para o seu.
✅ Velocidade no carregamento da página – ninguém tem tempo a perder e ficar esperando a página abrir.
✅ Qualidade do conteúdo – ele tem que responder às dúvidas, estar bem escrito e atender ao que o lead precisa.
✅ Mobile friendly – o smartphone é extensão do nosso corpo e seu site deve rodar bem nesse dispositivo também.
✅ Reputação do site – em época de pesquisa, as avaliações, positivas e negativas, contam; e, claro, as negativas complicam o ranqueamento. O Google até publicou sobre o assunto, mostrando que bloquear seguidores e tratá-los de forma indevida são práticas analisadas pelo algoritmo.
Como começar uma estratégia de SEO
Definição de Objetivos
Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja, é essencial que o conteúdo publicado em seu blog seja relevante para alguém.
Como qualquer estratégia de Marketing, tudo começa com planejamento: quais resultados você quer atingir com SEO, quem deseja alcançar, como você pretende chegar lá?
Uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo, com retorno mais sustentável ao longo do tempo.
SEO é capaz de oferecer:
- Aumento do tráfego orgânico;
- Geração de mais leads;
- Mais vendas;
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Educação do mercado;
- Aumento da autoridade da marca.
Alinhar esses objetivos de SEO ao macro objetivo da sua empresa e isso vai colocar seu site em evidência no Google.
Definição da persona
Outro passo importante é a definição da sua persona.
Afinal, para quem a sua estratégia se destina? Com quem você precisa se comunicar? Quem você quer atrair?
A persona é o seu cliente ideal – ele tem dúvidas, problemas e necessidades reais, e é você que vai ajudar a resolver.
Use a pesquisa e construa sua persona baseado em dados reais, seja por meio de questionários e entrevistas ou comentários e avaliações de produtos concorrentes.
Essa elaboração deve levar em conta as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas e ficam evidentes nos tipos de palavras-chave utilizadas nas pesquisas: no topo do funil são mais abrangentes e ficam mais específicas à medida que aumenta o grau de consciência.
Ferramentas iniciais e básicas de SEO
Para começar uma estratégia de SEO, use algumas ferramentas básicas – elas ajudam no seu planejamento, nas otimizações iniciais e no acompanhamento dos impactos de cada ação.
Duas ferramentas são essenciais:
- Google Analytics e
- Google Search Console.
São gratuitas e devem acompanhar as suas estratégias.
Google Analytics
Ferramenta de análise de dados para avaliar o desempenho das suas estratégias.
Em SEO, pode ajudar de diferentes maneiras:
- construção da persona;
- identificar as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
- acompanhar os números de tráfego orgânico; e
- monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.
Google Search Console
Ferramenta para facilitar a comunicação entre o seu site e o Google.
Com relatórios importantes para a estratégia de SEO, você pode analisar:
- se existem problemas de indexação no site;
- se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
- monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
- identificar a taxa de cliques das suas páginas na SERP; e
- saber as palavras-chave que ativaram o seu site na SERP.
A pesquisa de palavras-chave é essencial para o seu sucesso
Em SEO, não existe “eu acho”.
O seu maior aliado é a pesquisa.
Assim como as pessoas procuram por respostas, é essencial você saber o que é relevante para elas.
Sem essa estratégia e sem analisar os resultados, você não vai produzir conteúdo que atenda aos questionamentos do consumidor e, não vai aparecer nas SERP’s.
O Marketing de Conteúdo tem que estar alinhado com o SEO para identificar as oportunidades de otimização, priorizar a produção de conteúdo relevante e que responda às dúvidas do seu público.
As palavras-chave são exatamente isso: como as pessoas escrevem nos motores de busca.
E os buscadores são tão inteligentes que, mesmo digitando a palavra escrita errada, eles entendem a intenção e exibem os resultados.
A pesquisa por palavras-chave vai mostrar o que tem mais potencial para a sua estratégia, conforme a quantidade de buscas, conversões e competitividade.
Mas como nem todos pesquisam com o mesmo objetivo, existem vários . . .
. . . Tipos de busca
Se o cliente descobriu o problema agora, a pesquisa vai ser feita de forma diferente daquele que já sabe a solução para a sua dor e só espera encontrar a melhor resposta.
Entendendo a Jornada do Consumidor e a intenção da busca, fica mais fácil escrever um artigo no seu site que atenda ao que ele precisa.
Navegacional
O cliente já sabe o site, mas usa o buscador para se lembrar do endereço da página.
Transacional
O consumidor já está decidido a comprar, mas ainda procura por endereços de lojas, melhores, preços, uma boa oferta etc.
Informacional
É o início da Jornada, onde o consumidor procura informações de todos os tipos.
Local
A pesquisa se baseia em uma região específica, como perto de casa ou do trabalho.
Acontece muito quando se pesquisa por restaurantes, lojas, hotéis, escolas e agências de marketing, por exemplo.
Ainda tem a pesquisa por imagens, vídeos, notícias, músicas, previsão do tempo . . . e os buscadores sempre trazem as melhores respostas e as mais indicadas para cada busca.
Long tail ou head tail - qual tipo de palavra-chave escolher?
Cada SERP (a página de respostas) tem 10 links de resposta e mais os anúncios.
E, assim como o tipo de pesquisa varia muito, identificar a melhor palavra-chave e analisar com foco no seu objetivo, é fundamental.
As palavras-chaves estão divididas em long tail – cauda longa – e head tail – cauda curta – e você deve prestar atenção às características de cada uma delas para decidir qual vai usar.
Long tail ou cauda longa
Imagine um dinossauro e sua cauda – quanto mais na ponta da cauda a palavra estiver, mais específica é e mostra que o consumidor está mais decidido a comprar.
Essa divisão se baseia na Jornada do Consumidor e envolve todas as etapas que ele percorre até decidir o que e onde vai comprar.
As palavras de cauda longa são mais direcionadas e levam o consumidor direto para o conteúdo que ele procura.
Apesar do baixo número de busca, deve ser vista com carinho especial e muita atenção no planejamento do Marketing de Conteúdo.
Por serem mais específicas, normalmente, são compostas por 3 ou mais palavras.
Um bom exemplo:
Você já está decidido a contratar uma agência para cuidar da área de Marketing da sua empresa.
Na hora da pesquisa, você digita “Agência de Marketing em Teresópolis”.
Se você estivesse começando a procurar, ia escrever “agência”, ou “marketing” . . . e nos resultados ia aparecer uma infinidade de assuntos relacionados.
Entendeu a diferença?
Distribua as palavras de cauda longa ao longo do seu artigo e use as head tail como base de ideias mais diretas para o seu conteúdo
9 motivos para você apostar nas
palavras-chave de cauda longa
✅ Menos competição
✅ Mais facilidade de ranqueamento
✅ Lead mais qualificado – pronto para comprar
✅ Conteúdo mais direcionado
✅ Menor taxa de rejeição do seu site
✅ Maior conversão de visitantes em leads
✅ Tráfego orgânico e qualificado
✅ Maior retorno sobre o investimento
✅ Oferece a melhor solução para o problema do leitor
Head tail ou cauda curta – para que servem?
Voltando ao dinossauro, esse tipo de palavra-chave está mais perto do corpo e abrange termos bem amplos e genéricos.
Os termos são muitos bem ranqueadas, mas a concorrência é grande e, dificilmente, você estará no topo.]
Apesar de gerar muito tráfego, as pessoas estão no início da Jornada de Compra e as chances de converter em vendas é muito pequena.
As palavras-chaves de cauda curta, mesmo com grande generalidade, ajudam na derivação de conteúdo, os textos devem ser bem elaborados e ilustrados com vídeos e imagens.
Precisa de ajuda para pesquisar as palavras-chave?
Site otimizado, com as palavras-chave bem definidas e dispostas, com informações que atendem às necessidades do consumidor, fazem com que o trabalho do SEO seja reconhecido.
Por ser uma fase fundamental e importante, existem ferramentas que auxiliam nesse trabalho e ajudam a encontrar ideias, entender a fase da Jornada de Compra da sua persona e adequar o conteúdo para cada uma dessas etapas.
Algumas ferramentas ajudam nessa etapa:
Planejador de palavras-chave
É o mais conhecido e, claro, é do Google.
Para os que têm conta no Google Ads, é gratuito.
Keyword Planner
Quem trabalha com SEO, não abre mão dessa ferramenta – ela tem informações sobre a média do volume de busca e sugestões de palavras relacionadas.
Google Trends e Answer The Public
Muito usado por quem trabalha com Marketing de Conteúdo por indicarem as tendências de pesquisa.
SEO on Page e SEO Off Page – Como essas técnicas ajudam a otimizar seu site
Para você não precisar investir em mídia paga, estar entre os primeiros nos buscadores é precioso.
Se é no Google, Bing, Yahoo . . . o importante é estar no topo.
Alguns ajustes são no seu próprio site, já outros são externos e você não tem tanto controle.
SEO On Page
Aqui tudo acontece dento do seu próprio site: você é o responsável por atualizar seu conteúdo, ajustar títulos, palavras-chaves, links internos e, com isso, melhorar, de forma orgânica, as visitas.
Tudo conta para o ranqueamento da sua página.
Os principais pontos são:
- Títulos e subtítulos – claros, com as palavras-chave e obedecendo uma ordem de importância;
- Meta descrição – um resumo adequado ao que o leitor vai encontrar;
- URL – deve dar noção do que a página oferece;
- Links internos – ajuda o leitor a se aprofundar em um assunto; e
- Imagens, tags, texto alternativo e links internos devem ser considerados.
SEO Off Page
Hora de você olhar sua página por fora e ver como melhorar e ganhar autoridade.
Mas, aqui você não tem total domínio sobre o que acontece.
Faça parcerias, busque links e menções para as suas páginas, mostre sua importância, produza conteúdo compartilhável, divulgue-se nas redes sociais, comunidades, grupos e fóruns relacionados ao seu nicho.
Mesmo você não tendo total controle, não desista de dar atenção a elas.
Isso é o que muitos não fazem e pode ser seu grande diferencial.
Cluster de Conteúdo – a estratégia de SEO do futuro
O mercado digital muda a todo momento, evolui, surgem novas tecnologias, ferramentas e possibilidades.
Quem trabalha com Marketing Digital e SEO precisa estar atento a tudo que acontece para alinhar e adequar o planejamento e as estratégias.
Você está em constante evolução?
Não?!
Mas devia!
Você sabia que . . .
. . . a maneira como as pessoas pesquisam por lojas, produtos e serviços não para de mudar?
. . . a forma como os algoritmos selecionam seu conteúdo estão em constante evolução?
. . . o mercado está bastante competitivo e para se destacar você precisa saber das novidades?
E se você quer destaque no seu desempenho em SEO e mostrar a importância do seu site para os mecanismos de busca, está na hora de montar a sua estratégia usando o Cluster de Conteúdo.
Ainda não conhece?
Quando você vai a um restaurante, começa pela entrada, depois vem o prato principal, seguido da sobremesa e finaliza com o cafezinho, certo?
Com o conteúdo do seu site, a ideia é mais ou menos essa.
Você organiza o conteúdo, com base em níveis e blocos.
Além dele ficar detalhado, você facilita a leitura, torna agradável o tempo que o leitor passa no seu site, transmite autoridade e, claro, aumenta a sua importância diante do Google.
O Cluster de Conteúdo funciona como uma teia: um assunto principal se interliga a outros temas.
O que são os Topic Clusters?
Pensando em atender cada vez mais e da melhor forma possível ao consumidor e identificando como as buscas são feitas e de que maneira os buscadores respondem, a HubSpot criou essa estratégia.
Hoje, a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia, conversamos com as máquinas e os resultados da busca são cada vez mais orientados pela intenção de busca.
Não basta focar só nas palavras-chave – você precisa organizar seu conteúdo a partir de um assunto principal e relacionar com os temas.
Como funcionam os Topic Clusters?
Planejamento, estratégia e resultados.
Você vai estruturar seu conteúdo, em 3 elementos principais:
Post pilar
É o assunto principal, vai se relacionar com os temas e dar base para assuntos mais específicos.
Por ser mais abrangente, usa palavras-chave de cauda curta e, na maioria das vezes, foca no início da Jornada do Consumidor.
Deve agregar valor para o leitor, ser relevante para sua estratégia de SEO e ser importante para a sua empresa.
Não pense que por ser abrangente, ele pode ser vago.
Ele é a estrutura que vai apoiar os clusters e os links internos.
Atenção: ele é importante para a sua estratégia de SEO, um dos principais assuntos para a sua empresa e deve fazer referência e explorar todos os clusters.
Cluster ou Post Satélite
É mais específico e está em torno do Post Pilar, dando sustentação e trabalhando para o buscador entender a sua relevância e colocá-lo entre os primeiros resultados da SERP.
Apesar de atender mais ao meio e fundo do Funil de Vendas, deve ser compatível com a especificidade do assunto, com foco minucioso em um ponto específico e corresponder aos anseios do consumidor.
Aproveite para usar palavras de cauda longa e maximizar os resultados para que o internauta encontrar o seu conteúdo mais facilmente.
Linkagem interna
Eles não têm o mesmo peso dos links externos, mas mostram que suas páginas são organizadas e importantes.
Eles precisam estar bem-organizados e conectados:
✅ o cluster deve sempre estar linkado para seu pilar;
✅ o pilar deve linkar para o cluster de volta;
✅ crie uma teia em volta do conteúdo principal, deixando-o totalmente interligado. Isso mostra a importância da sua página para os motores de busca.
✅ os links internos precisam fazer sentido e se conectar com o post pilar e os clusters.
Um passo a passo das técnicas da SEO para levar você ao topo
1. Pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo é escolher a palavra-chave que você deseja classificar no Google ou outro buscador.
Entenda a etapa da Jornada e defina se vai usar cauda longa ou cauda curta.
2. Conteúdo de qualidade
Crie conteúdo altamente relevante e útil para os leitores com base nas palavras-chave.
Escreva um artigo original, de fácil leitura, que atenda à demanda da sua persona, responda suas dúvidas e agregue valor.
3. URL amigável
Deixe claro para o visitante o que ele vai encontrar no site.
Evite símbolos, números e nomes confusos.
4. Título da página
É o que determina a relevância do seu conteúdo e o que chama a atenção, tanto do motor de pesquisa quanto do próprio leitor.
Aproveite para incluir, estrategicamente, sua palavra-chave.
5. Meta tag description
É o texto que aparece como descrição, logo abaixo do título, e também é exibido como resultado da pesquisa.
Forneça as informações da forma mais clara e útil possível, afinal, ela é um resumo e mostra as razões para o internauta clicar e conferir o que vai “ganhar” lendo o artigo.
6. Estrutura da página: h1, h2, h3…
Adicionar títulos e subtítulos ajuda muito para dar contexto ao seu conteúdo e organizar, de maneira hierárquica, toda a informação.
7. Use um sitemap
Nada mais é do que incluir um mapa do seu site com links para todas as páginas.
Ele ajuda aos buscadores no rastreio de páginas e indexação do conteúdo.
8. Nome das imagens e atributo alt
Ao carregar fotos, desenho e ilustrações, inclua os nomes ou o atributo alt o seu conteúdo.
Os buscadores ainda não conseguem ver suas imagens, mas leem seu texto alternativo.
9. Linkagem interna para outras páginas do site
Lembra dos Topics Clusters?
Insira o link em uma página que direciona para outra página no mesmo site.
Ajuda a fortalecer as palavras-chave internamente e permite que os visitantes naveguem, por mais tempo e mais a fundo, pelo seu site.
10. Implemente o certificado de segurança SSL/HTTPs
Certificados de segurança SSL/HTTPs são prioridade nos resultados orgânicos dos sites que fizeram essa habilitação.
11. Otimize para Mobile First
Desde 2015, o Google prioriza os sites que têm melhor apresentação nos dispositivos móveis.
Para quem deseja gerar tráfego orgânico, atrair visitantes e, a partir daí, iniciar um relacionamento com eles, o caminho sustentável aponta para o SEO.
O SEO pode parecer desafiador e complexo, mas é necessário persistir e aprimorar suas páginas.
Como são raros aqueles que passam para a segunda página, quanto mais perto do topo seu conteúdo estiver, melhor.
Seu site precisa estar de acordo com as expectativas do cliente, caso contrário, ele fecha a página e vai para o próximo link.
Ainda ficou com dúvida?
Fale com o Mark, nosso atendente
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