Outbound Marketing - Por que usar na sua empresa?

O Guia Completo para Orientar Você nas Estratégias de Outbound Marketing
O que é Outbound Marketing
Se você for traduzir literalmente, significa Marketing Externo.
Lembra das propagandas em rádios, TV’s, jornais e da famosa mala direta?
Pois é.
Tudo isso é considerado como o Marketing Tradicional – a maneira mais direta de chamar o cliente.
Mas, no meio do caminho tem a internet.
Revolucionária, mudou as empresas, o consumidor e a forma de comunicação entre eles.
O Outbound Marketing é uma estratégia de marketing ativa, que identifica possíveis clientes e se comunica de forma online e offline.
Lembra daquela propaganda: “Compre Baton, compre Baton, . . .” no meio do seu filme favorito?
No passado, nem tão distante, esse tipo de abordagem era considerado inconveniente por interromper o momento de lazer, relaxamento . . .
Muitos ainda têm essa visão, mas, apesar do consumidor não estar procurando por aquela informação, pode ser um produto que ele use e a mensagem fica gravada na cabeça dele – “Compre Baton, compre Baton, . . .”.
Isso possibilita, num futuro próximo, a lembrança da marca e a compra do produto.
No mundo online, essa estratégia é usada nos banners que surgem na sua tela, nos anúncios que aparecem enquanto você assiste um vídeo o YouTube ou quando os links patrocinados passam diante dos seus olhos enquanto você se distrai nas redes sociais.
Com o planejamento adequado, é mais uma maneira de dar visibilidade para marcas, produtos e serviços, atingindo um público mais amplo.
Essa forma de exposição faz o espectador adquirir confiança na sua marca, já que ela está sempre em evidência.
O Outbound Marketing leva a sua empresa até consumidor, onde quer que ele esteja, de forma ativa – você propõe algo para o internauta, mesmo ele AINDA não estando interessado.
Então o Outbound é propaganda?
Você quer ter clientes que contratem o seu serviço ou comprem o seu produto?
Se a sua resposta foi SIM, vou fazer outra pergunta: onde você tem que estar?
Você acertou!
Nos primeiros lugares das páginas de respostas (SERP’s) do Google.
Você atinge um público grande, cativa, informa, educa e conquista o seu cliente.
No Outbound Marketing, você divulga sua empresa sem pedir autorização para quem vai recebera informação.
Se você procurar no dicionário o significado de propaganda, vai encontrar que é “a ação de exaltar as qualidades da sua empresa, produto ou serviço, para um grande número de pessoas”.
Então sim!
O Outbound é a estratégia de Marketing para você mostrar a sua empresa para muitas pessoas.
Qual o objetivo do Outbound Marketing?
Apesar de muitos não gostarem dessa estratégia de Marketing Digital, é importante lembrar que hoje, é uma prática bem diferente da que era feita há 15 anos.
O que mais desgastou a imagem do Outbound, foi o fato das pessoas não gostarem de receber ligações do telemarketing das empresas.
Mas, acabaram esquecendo de avaliar os benefícios que ele oferece: principalmente o aumento do alcance e do ROI (Retorno Sobre Investimento).
Hoje, ele não é totalmente offline.
Quando você navega em sites e redes sociais, sempre surgem anúncios oferecendo produtos e serviços e apresentando empresas.
A estratégia é ir ao encontro dos leads, de forma ativa, ouvir o que eles têm a dizer e criar a sua campanha de acordo com esse contexto.
Entender o que seu público-alvo quer e mostrar o seu diferencial, com uma comunicação direcionada para o maior número de pessoas possível – esse é o Outbound do século XXI.
O que caracteriza o Outbound Marketing
✅ divulgação da marca, produtos e serviços;
✅ é ativo, objetivo e vai ao encontro do lead;
✅ abrange um público heterogêneo;
✅ ferramentas diversificadas: desde o Google Adsense e Facebook Ads, até patrocínios de times e eventos; e
✅ o Retorno sobre o Investimento (ROI) é mais rápido.
Vantagens e desvantagens dessa estratégia de Marketing para a sua empresa
✅ Retorno sobre o Investimento (ROI) é mais rápido.
Você atinge seu público a partir do momento que começa a entrar em contato com os consumidores em potencial.
✅ Fácil mensuração.
A tendência é que as taxas de conversão aconteçam mais rápido.
Você consegue analisar todas as informações em menor tempo e redirecionar suas estratégias, se for necessário.
✅ Facilidade para encontrar profissionais na área.
A área de vendas é secular e não é difícil montar uma boa equipe para a sua empresa.
✅ Agilidade para analisar sua estratégia.
Você se comunica com muitos consumidores, o que facilita na hora de traçar a sua persona, definir o tipo de mensagem que vai usar, validar suas estratégias e economizar o tempo e o desgaste da equipe de vendas.
✅ Personalização do contato.
É você escolhe quem escolhe com quem vai falar.
Isso aumenta as suas chances de conversão e, ainda é possível, que a sua equipe de vendas atue diretamente, sanando todas as dúvidas e objeções do público-alvo.
✅ Variedade de mídias – rádio, TV, telemarketing, patrocinados, banners, . . .
Mas como nada é perfeito, o Outbound tem duas desvantagens principais:
🛑 Alto custo da aquisição de clientes (CAC) – você fala com muita gente e precisa de uma equipe de vendas que consiga atender a todos.
Isso gera investimento em contratação e publicidade.
🛑 Bloqueio de publicidade – estamos expostos a uma grande quantidade de informação e publicidade.
Por isso, muitos usam bloqueadores de propagandas, caixa de spam e recusam chamadas de números desconhecidos.
Mesmo antes de ser vista, sua comunicação é bloqueada.
Planejamento Estratégico de Outbound Marketing
Como todo planejamento de Marketing, o primeiro passo é definir seu público-alvo e sua persona.
A partir deles, você vai estabelecer seu planejamento, estratégias, formas de se comunicar e os meios para se conectar.
Para não se perder no caminho, você deve ter em mente:
Pesquisa
Fase inicial e essencial para construir suas campanhas.
Com base nos dados coletados, você vai traçar o perfil do seu cliente em potencial.
A pesquisa vai ajudar a:
Não ter dupla abordagem;
Obter as informações sobre clientes em potencial;
Conhecer o nicho de clientes;
Enxergar oportunidades e ameaças.
Prospecção
De acordo com o site Agência USP de Inovação:
“A palavra prospecção carrega dois sentidos:
o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível;
já o segundo, refere-se à procura de um terreno.
Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios”.
E a prospecção ativa, um dos pilares do Outbound Marketing, acontece com ferramentas como lista de e-mail, contatos de redes sociais e telefone.
Mas tenha cuidado: não compre listas prontas.
Se você entrar em contato com pessoas que não autorizaram o compartilhamento de dados, sua empresa pode ter problemas.
Nutrição
Apesar de ser mais comum no Inbound Marketing, você deve usar na sua estratégia de Outbound Marketing.
Nada melhor do que informar o cliente, criar uma conexão e ganhar a confiança dele e mostrar autoridade no assunto.
Aproveite para deixar claro o problema que o seu cliente em potencial tem e explicar como você pode ajudar, indicar as soluções disponíveis e, só depois, oferecer o produto.
Apresentação
Aqui acontece o primeiro contato do profissional de Vendas ou de Marketing com o cliente.
A comunicação deve ser direta e objetiva, com a explicação de onde é, o que sua empresa faz e o motivo do contato – seja por e-mail ou telefone.
Negociação
Fase muito delicada e, basicamente, envolve três etapas:
Apresentação do produto, benefícios e aplicações;
Esclarecimento de dúvidas;
Respostas às possíveis objeções.
Fechamento da venda
Solução das dúvidas que ainda persistem, forma de pagamento e utilização do seu produto ou serviço.
Pós-Venda
É o foco no cliente que destaca você da concorrência.
Ninguém gosta de comprar e ser esquecido.
Nessa etapa, você pode aproveitar para fidelizar o cliente e ser indicado por ele.
.
Ferramentas Essenciais Para a Sua Estratégia de Outbound Marketing
Prospecção de clientes, envio e análise de e-mails, acompanhamento de resultados, faturamento . . . fazer tudo isso de forma manual, não funciona.
Mas não se preocupe!
Graças à tecnologia, que não para de evoluir, você pode contar com algumas ferramentas para ajudar nessas tarefas:
LinkedIn Sales Navigator
É uma ferramenta da rede social LinkedIn.
Possibilita filtrar os dados, conforme o seu perfil de cliente ideal, tanto para pesquisar páginas de empresas quanto para pesquisar perfis pessoais.
Skrapp e GetProspect
Essas ferramentas procuram por dados em redes sociais corporativas e, principalmente, o endereço de e-mail.
FindThatLead
Apesar de precisar de informações para capturar o endereço de e-mail dos leads, sua principal vantagem é verificar se esses e-mails estão certos ou errados.
Clearbit
Permite a identificação de quem está acessando o seu site.
Isso ajuda quando você for direcionar o conteúdo.
Como ter sucesso com o Outbound Marketing
Você não precisa interromper o sossego e o lazer de ninguém, muito menos usar aquele tipo de telemarketing chato e inconveniente.
✅ Seja útil para os consumidores, principalmente aqueles que já querem comprar.
✅ Crie mensagens úteis e relevantes para o consumidor – entenda o que ele quer e direcione a comunicação.
✅ Foque na implementação de campanhas voltadas para onde você identificou que elas serão mais eficazes e eficientes.
✅ Lembre-se do remarketing e dos anúncios segmentados – são opções ideais para converter leads.
✅ Você precisa ser estratégico na hora de planejar onde vai investir seu orçamento e aplicar onde o ROI for melhor.
✅ Use palavras de cauda longa (head tail) – o consumidor sabe o que quer e só precisa que você mostre a sua solução para ele comprar.
✅ Análise constante – Fique de olho para onde o seu dinheiro está indo e onde os leads estão sendo gerados.
✅ Invista estrategicamente apenas nas campanhas que garantem os melhores resultados e o maior ROI.
✅ O Outbound Marketing pode aumentar o conhecimento da marca, colocar sua empresa na frente dos leads certos e ajudá-lo a fechar com os compradores que estão prontos para tomar uma decisão.
✅ Chame os clientes de volta para você no final da jornada e aumente o conhecimento da sua marca.
✅ O feedback do cliente é quase imediato e em um curto espaço de tempo.
O Outbound Marketing coloca você frente a frente com o cliente, mesmo quando ele não solicitou.
Ele passa a saber da sua existência e como a sua empresa pode ajudá-lo.
Lembra do ditado “Quem não é visto, não é lembrado”?
Pense nisso na hora de elaborar sua estratégia de Marketing e aproveite todas as vantagens do Outbound.

Gostaria de ter estes resultados na sua empresa?
Nosso Blog - "Vida de Marketing"




